Novidades
PROFESSOR?
24/09/2011 16:52Não sei por onde andam verdadeiramente os chamados professores. Qualquer um agora se acha preparado para seguir esse papel de educador? Melhor do que educador, o professor é um incentivador. Eu quase não vejo pessoas adequadas para serem professores, vejo alguns se formando e achando que seu método pode "mudar". Às vezes parece que os professores não param para pensar em certas atitudes em sala de aula, ou até mesmo, no modo em que ele se apresenta. Já tive vários tipos de professores e até agora não consigo entender qual mesmo pode ser chamado de professor. Ainda irei chegar nessa conclusão, mas sei que o papel de um professor não é somente chegar na sala de aula para tirar as dúvidas. Educador que se limita a isso não merece mesmo o respeito de um aluno.
De certo modo, os alunos ultrapassam e exageram suas atitudes, independe do qual, se for mesmo um professor isso não irá acontecer. Chega no primeiro dia já ameaçando; é o primeiro erro. Essa semana que passou agora eu "ganhei" um novo professor de Filosofia e modo em que ele se apresentou no primeiro dia, já virei seu fã. Não explicarei detalhadamente como foi, pois esse é o método dele. Logo no primeiro dia já deu para perceber que com aquele rapaz eu irei aprender muito mais. Não deu para pegar no ato o ensino dele, mas já deu para ter uma noção de que aquele não é somente um professor. Tem conteúdo e tem base do que será feito em sala de aula.
Além de experiência, os professores, sem exceção, têm que ter um conhecimento avançado em Filosofia (valores morais e estéticos), Sociologia (o comportamento o social, em grupos) e Psicologia (processos mentais), seja ele de matemática, geografia ou história, não importa. Um educador sabe aguçar o aluno com o assunto para próxima aula, mesmo que essa próxima aula seja na outra semana. Sabe relevar situações e explorar em outras.
Continuo obstinando que o papel de um educador não é simples como parece ser. De repente são eles que precisam de mais atenção em sala de aula, para que os alunos possam espelhar-se. De repente a mudança não vem porque o próprio não o pratica. Professor requer conhecimento, não só nas matérias específicas, mas nas consequências deles na vida de um aluno. Pode ser um que durou um mês, irá marcar. Eu reconheço quem são meus professores.
[DICA] CACOFONIA
20/09/2011 23:41A cacofonia é um som desagradável ou obsceno formado pela união das sílabas de palavras contíguas. Por isso temos que tomar cuidado ao falar para não ofendermos a pessoa que ouve. São exemplos desse fato:
"Ele beijou a boca dela." / "Deixe ir-me já, pois estou atrasado." / "Vou pegar essa fada para mim."
Como cacofonias são muitas vezes cômicas, elas são algumas vezes usadas de propósito em certas piadas, trocadilhos e "pegadinhas". (OBS: "Amo ela" e "Vi ela" são palavras consideradas como uma cacofonia, mas não um erro.).
O que não vale é persistir no erro, né?!